sábado, 1 de janeiro de 2011

Reflexões sobre desenvolvimento da cidade, sua violência e suas necessidades.

As guerras (a violência) nascem no espírito dos homens, e é nele, primeiramente que devem ser erguidas as defesas de paz.”  Frederico Mayor
Se pararmos para observa bem de perto, atualmente o maior problema do Brasil tem sido o alto índice de violência, tanto nas grandes cidades com nas cidades do interior, como a nossa querida Mossoró.
Cada vez que abrimos os jornais, ou mesmo ouvimos as rádios da cidade, ficamos refém do medo, pois as ruas estão cada vez, mas perigosas. Chegamos a tal ponto, que sabemos que vamos trabalhar, mas não sabemos se voltaremos para casa vivo.
Mesmo com a economia em alta, há um grande vácuo entre, os ricos e pobres em toda nossa nação, o que na visão dos sociólogos é chamado de desigualdade social. Pois nos últimos anos o governo federal e seus ministros, focaram apenas a inflação e as questões como segurança, saúde e educação ficaram em segundo plano.
Como a população passou a denuncia e cada cidadão passaram a querem respostas, termos notado que os governantes aderiram à nova moda, ou seja, segurança publica, onde os bandidos não são mas seletivos, pois eles agora estão roubando, pilando atacando, não só aqueles que têm algum poder aquisitivo, mas qualquer um, não importa se é branco, preto, amarelo, rico  ou pobre  é quem passa pela frente.
Segundo Araújo, Fernandez, Pescarolo e Viana (2001, p.02):

“Conceituar violência é bastante difícil, pois, de forma isolada, pouquíssimos comportamentos podem ser classificados como violentos. Para delimitarmos este conceito adequadamente precisamos considerar o momento histórico, a cultura, a relação e o contexto no qual tal comportamento se deu.”

Com devemos enfrentar todos esses desmandos? É simples: criando, mais escolas, dando, mas oportunidade de trabalho, preparando os jovens em cursos gratuitos para o mercado de trabalho e fazer que o sistema jurídico puna de verdade os que transgredi a lei.
Colocando na cadeia, os corruptos, os políticos mau caráter que desviam as verbas publicas,fechando o circulo cada vez mais dos traficantes e punindo com penas duras e sem que não tenham progressão de suas penas, ou seja, fazendo que cada pessoa possa sentir a mão do estado e sua seriedade no cumprimento da Lei.
Então caro leitor, você deve estar se perguntado, qual o primeiro passo? Educação, sem ela nunca uma nação vai evoluir, pois ela, a educação tira o homem do fundo poço e o torna um verdadeiro cidadão.
A educação, para os clássicos como Durkheim, expressa uma doutrina pedagógica, que se apóia na concepção do homem e sociedade. O processo educacional emerge através da família, igreja, escola e comunidade.
Como a educação é uma prioridade, que aqui assinalamos, quais devem ser os tipos de educação que devemos ter na escola e em casa?
1-    Para vida, a escola não ensina como ser um verdadeiro cidadão, mas apenas ensina técnicas, isso deve ser mudado, a partir do ensinamento para melhorar o comportamento social em cada ambiente.
2-    Respeito aos pais, é fundamental, esta geração não tem respeito a nem um tipo de ser vivos nem mesmo aos seus pais. Desconhecem o que a bíblia ensina: Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá  (Êxodo 20.12).
3-    Mudança no ensino religioso; é inaceitável que esta matéria seja apenas um complemento educacional pelo contrario que seja uma base na formação do ser em desenvolvimento. Assim como o livro santo leciona, Pv 22:6 Instrui o menino no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.
4-    Educação ambiental, a escola precisa voltasse para esta nova modalidade de preocupação, as nações estão cada vez mais numerosas e o nosso cuidado com a nossa casa (terra) devem ser maiores, ou seja, o menino de cedo deve aprender como tratar bem o meio ambiente em que ele vive. Deuteronômio 22.6, Ele nos ensina a cuidar dos animais, quando diz: “Se de caminho encontrares algum ninho de ave, nalguma árvore ou no chão, com passarinhos, ou ovos não tomarás a mãe com os filhotes [...]” Matar a mãe com os filhotes é comprometer a reprodução dos animais. E, comprometida a sua reprodução, as espécies entrarão em extinção. A Bíblia diz em Gênesis 2:15 “Tomou, pois, o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Édem para o lavrar e guardar.”
5-    Respeito às autoridades, deve ser função de ensino nas escolas e de esclarecimento a juventude, pois temos uma juventude que não compreende a diferença entre submissão ao autoritarismo e respeito às autoridades constituídas. Veja o que ensina o grande livro da Lei (a Bíblia): Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. De modo que aquele que se opõe à autoridade, resistem à ordenação de Deus. Rm 13.1,2
6-    Melhoramento da capacidade critica do cidadão, a mídia infelizmente contribui de maneira grave para o aumento da violência, com a chamada de cultura de massa que incluir apenas violência através dos filmes, musicas sem sentido, novelas que não resultam em melhoramento social, jornalismo preocupando apenas com o aumento dos índices de audiência.
Toda a nossa historia deste país (Brasil) esta repleta de violência, desde o descobrimento ate a libertação dos escravos e a própria democracia por varias vezes foi castigadas com a violência.
Temos cidades inchadas, modelos caóticos de urbanização e desenvolvimento, falta de um real planejamento social, portanto uma verdadeira babel.
Varios autores literarios tem  buscado dar explicações para o fenómeno da violencia. Assim como Freud que opina de seguinte forma: o Homem tem uma predisposição inata para a violência, nasce e cresce num ambiente violento, porque também a sociedade é violenta.
Diante deste quadro de violência parece que a vida perdeu o seu significado maior (o dom de viver), Assistimos pela TV, linchamento, ou seja, justiça feita pelas próprias mãos, crimes em todas as espécies como; crimes passionais, por motivo de ciúmes ou mesmo brigas no transito, em bares, em jogos de futebol e ate mesmo em brincadeiras entre amigos.
Que mundo estamos construindo para as futuras gerações? O que devemos fazer urgente para melhorar a vida? As respostas estão dentro de cada um de nós basta buscá-las. O reino de Deus esta dentro de vós. (paz, amor, fraternidade, humildade, estas são as ações do reino de Deus). Desperte em te este reino.



                          Ricardo Alfredo

2 comentários:

  1. siguinte manow... eu sei q tu andas la peras rua ali perto do disepiti rosado vo pega voce mermão se liga boiola do carai nos ramo atraz de suas familia seus fio suas fia suas muié q nos ta ligado na parada deixa 75 real la perto da caxa daqua no centro onde vo pega mias pila e mias parada sinao eu mato tudim
    atensiosamente, o maior admirador de vossa digníssima autoridade.
    obrigado por prestar sua atenção.

    ResponderExcluir
  2. tu é advogado mas não paga a pensão dos seus filhos.
    vo colocar você na justiça

    ResponderExcluir